Bloguesteira!



Vírus no Orkut: O que aconteceu?


Hoje, madrugada de quarta-feira, a comunidade orkutiana recebeu um ataque devastador. Um garoto chamado Rodrigo Lacerda de Melo, dono do blog CTRL+C, tocou o terror no orkut com um vírus, que na verdade, não parece fazer mal algum.

Se trata de um scrap enviado para sua página de recados com os dizeres:
"2008 vem aí... Que ele comece mto bem para vc..."
Acontece que ao você ler este recado no seu scrapbook, ele roda um flash escondido, que roda um código javascript, que faz você participar de uma comunidade e mandar o mesmo recado para todos da sua lista de amigos.

A tal comunidade, em que você é adicionado automaticamente, é essa aqui, que se chama Infectados pelo Vírus do Orkut, e cresce em larga proporção (quando eu começei a escrever este post, estava em 388.718).

Por algumas horas, só se falava disso no Twitter, e por lá, o Inagaki anunciou que tinha feito o seu post sobre o assunto (o qual me inspirou a escrever também). No blog ele ainda postou uma dica para quem não quiser ser infectado pelo tal vírus, e usa o Internet Explorer:

1. Clique na aba "Ferramentas" do seu Internet Explorer. Se a sua versão é a 7, ela só aparece se você apertar o botão "Alt".
2. Em seguida, abra "Opções da Internet" e clique na aba "Segurança".
3. Surgirá um ícone intitulado "sites restritos". Clique nele e em seguida em "sites".
4. Digite na caixa "files.myopera.com" sem as aspas, e clique em "Adicionar".
5. Pronto. Você já pode navegar no orkut sem espalhar esse vírus.


CLIQUE NA IMAGEM, para visualizar o código.


PARA BAIXAR O SIMPLÓRIO CÓDIGO, USADO PARA FAZER TODO ESSE ALARDE, É SÓ CLICAR AQUI.

Bom, a minha recomendação é a seguinte, ou você barra o plugin do Flash Player no seu navegador, ou deixe de acessar os seus recados. Pelos menos por uns dois dias. Até o Google consertar a besteira.

A nossa sorte (nossa, que medo rodlac ¬¬'), é que ele não fez nada malicioso. Imagina a MERDA que ia ser?

Engraçado, eu não peguei esse vírus, até porquê nos últimos três meses, venho deletando todas aquelas pessoas inúteis que eram "Amigos", hoje tenho 59 contatos, apenas familiares e pessoas que mantenho conversa ou podem me acrescentar de alguma forma.

Hoje vai ser um dia movimentado na blogfesta sobre o assunto. Prepare-se. =D
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

4 Comments:

At 19 de dezembro de 2007 às 03:41, Blogger Pk Ninguém said...

Eu fui pego nessa "brincadeira" ai. Isso só mostra o quanto tem gente que sabe se aproveitar de brechas.

 
At 19 de dezembro de 2007 às 12:39, Anonymous Anônimo said...

Eu uso o firefox...como bloqueio esse virus?

 
At 19 de dezembro de 2007 às 14:25, Blogger Ira said...

E no firefox?
Que medo dessas coisas. Ainda bem que não foi algo sério.

 
At 19 de dezembro de 2007 às 15:09, Blogger Phernando Faglianostra said...

"Engraçado, eu não peguei esse vírus, até porquê nos últimos três meses, venho deletando todas aquelas pessoas inúteis que eram "Amigos", hoje tenho 59 contatos, apenas familiares e pessoas que mantenho conversa ou podem me acrescentar de alguma forma."

Não adianta nada, pois pelo menos uns 5 desses 59 TÊM amigos inúteis, que passam coisas inúteis pra eles, que vão acabar repassando pra você...

A solução é: implodam o Orkut!

 

Postar um comentário