Bloguesteira!



Não consegue passar de fase? Pague!


O texto abaixo foi escrito pelo Junior Nascimento, para a seção de Games no Meio Bit.
Desde o inicio do videogame como produto de mercado, a renda basicamente advém de venda de consoles, jogos e licenciamentos [ah, nada como pilotar o Snowspeeder em volta dos Imperial Walkers no bom e velho Atari].

Então, como todos nós acompanhamos, o marketing começou a tomar espaço da mesma forma que fisicamente ela toma espaço no nosso mundo real: anúncios em jogos de esporte, roupas calçados e shapes de skate replicando versões reais... Marketing, software e hardware. Precisa de mais realidade do que isso? Claro que sim!

Semana passada comprei Need For Speed: Pro Street, uma tentativa da EA para revitalizar uma de suas franquias mais tradicionais [EA conseguiu não, mas isso é outra história]. Tudo muito bom, tudo muito bem, a dinâmica é sempre aquela: vencer, ganhar premiação para se fazer as upgrades necessárias ao procedimento do jogo. Mas na hora de comprar um dos carros uma coisa me chamou a atenção, num dos carros que eu não tinha dinheiro suficiente para pagar haviam duas opções de compra: "Cash" [do jogo] ou "Microsoft Points".

Microsoft Points? Bom, Microsoft Points é a "moeda" oficial da M$ para seus serviços agregados sob as asas da Live. Conseguir M$P é na base da grana mesmo, 2.000 M$P custam 25 dolares. Com eles você pode comprar jogos no Xbox Live Arcade, musicas no Zune Marketplace, filmes para assistir no Xbox360 e por aí vai.

Mas agora, sutilmente, a EA incluiu em NFS: Pro Street a opção de compra de itens virtuais, que até então tinha valor em uma moeda também virtual, com dinheiro de valor real, tutu, grana, cascalho, dindim!

Isso é sombriamente genial, o capitalismo sempre vem a nos surpreender! Está com os dias contatos um dos ultimos refugios do mérito por competência [não vou contar com os cheats, ok]. Não consegue um carro melhor por não ser bom o bastante no joystick? Tudo bem, pague que você compra o melhor carro logo, ou os melhores pneus, a melhor arma, o melhor jogador para seu time, ou passa de fase logo!! É como jogar cartas e pagar por um coringa bater o jogo logo de uma vez. Legal, né? As produtoras vão achar.

Se o jogo em questão não fosse tão fraco e fácil, eu me sentiria ultrajado, mas acho que essa tendencia vai ganhar espaço por aí. E quem não puder/quiser bancar, que se vire.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

0 Comments:

Postar um comentário